Milton Cesar de Toledo
3 min readNov 15, 2021

--

Resenha série de TV — LABIRINTO VERDE

onteúdos literários — Série da TV: Labirinto Verde

Uma abordagem Holística Xamanista

INSTABOOKS: Milton César Toledo — @casa_dasjornadas

Você assistiu Labiritonto Verde? O que achou?

RESUMO;

Série de TV de Mathieu Missoffe franco-belga dos gêneros drama criminal, thriller, suspense. Uma inspetora de polícisa e um promotor investigam uma série de crimes com conotação sobrenatural. Lançada em 2017 na França. com duas temporadas e 16 episódios.

Link de uma cena da série, onde o Inspetor conversa com a chefe de polícia: https://youtu.be/wSXgnAuvsEk

SINOPSE;

LABIRITNTO VERDE Conta uma historia de uma pequena cidade Belga, Villefranch, que tem um grande índice de assassinatos, para uma cidade tão pequena, um lugar que não tem sinal de telefonia e GPS (Zone Blanche), e está sobre o poderio de uma família, mas que apesar do poder, a série não foca tanto nela, o foco estão nas investigações policiais que ocorrem durante os episódios, que são feitas pela inspetora de policia Laurené Weiss (Suliane Brahim),e com a chegada do novo promotor Franck Siriani (Laurent Capelluto) que causa bastante desconforto, já que juntos precisam desvendar um novo mistério: uma mulher apareceu morta pendurada em uma árvore da floresta.

A cidade tem uma ligação histórica e afetiva com essa floresta, e daí surge o sentido para o nome da série, a cidadezinha Belga, fica perdida em um verdadeiro labirinto verde de árvores. No decorrer, a impressão que fica, são que os assassinatos são causas sobrenaturais, os moradores tem segredos e por trás deles a explicação de ter um índice de assassinatos tão elevados na cidade.

O mais legal da série é que quando o mistério esta próximo de ser desvendado, novas revelações acontecem, e fazem descartar todas as possibilidades de descoberta até o momento, a inspetora de policia fica perdida sem saber como resolver os casos e o promotor, como novo no local, traz toda aquela sagacidade em resolver o enigma, fazendo com que o mistério permaneça e prenda atenção por todos os lados. A direção de arte e fotografia promove um cenário bastante assustador, e incomodo, dando um ar sombrio ao ambiente. Os segredos vão se desvendando durante os episódios sendo concluído ao final da primeira temporada, não se arrastando para a segunda. Uma série de suspense policial, com um mistério bem sufocante e que vale a pena conferir!

Alguns dos assassinatos foram resolvidos. Eles se relacionam principalmente a fatores humanos normais, como ganância, poder e estupidez, em vez de criaturas misteriosas da floresta, mas nem todos os assassinatos são resolvidos

A fotografia na série é sempre filtrada, mesmo sob a luz do sol. Enevoado, escuro, sombrio e assustador, todos se aplicam ao estilo de filmagem. Muitas cenas são filmadas com um filtro azul que torna tudo mais escuro.

Os segredos da floresta e dos personagens são revelados lenta e estrategicamente. Às vezes, as coisas parecem mágicas (ou realismo mágico). Os lobos, os veados, as abelhas e os corvos parecem participar de eventos — isso é real ou imaginário?

REFERÊNCIAS PAGÃS;

A série faz uma referência ao Deus Cernunnos, um Deus da mitologia Celta, protetor e senhor dos animais, e também faz referência aos pagãos e seu amor pelas plantas, animais, e natureza.

A série se passa em torno de uma cidade construída ao redor de uma floresta, e basicamente tudo o que acontece na série tem envolvimento com essa floresta, acontece ao redor ou dentro dela, a protagonista tem uma forte conexão com essa entidade que vive na floresta, e ela vai descobrindo quem essa entidade é, vai entendendo quem é Cernunnos e tentando entender como ela está ligada a ele.

A FIGURA DO CERNUNNOS NA TRAMA;

Ele é retratado como um homem da floresta, com os chifres de cervo, exatamente como ele é descrito, a face dele não é mostrada, apenas os chifres e uma parte do corpo, porém, as pessoas da série não chegam a ver ele, apenas o telespectador, porém, mesmo sem os personagens verem ele de fato, a presença dele é sentida pelas pessoas, e essa também circunda os animais, todo animal presente na trama está nas cenas por um motivo, mostrando a presença e a conexão do Cernunnos com os animais.

Uma imagem dele na série, representado de forma majestosa, e um tanto misteriosa! Enfim, é uma série boa! Imagens e pôsteres da série: são de direito da Netflix

--

--

Milton Cesar de Toledo

Escritor. Condutor de jornadas xamânicas. WhatsApp 31-983745991